Foi o ano de 2022 um período de agigantadas transformações sociais, econômicas, políticas e jurídicas, uma jornada de importantes desafios, notadamente a partir do pós-pandemia.
Desafios esses igualmente vistos na seara previdenciária em diversificados enfoques.
É que a técnica previdenciár…
Arquivos Mensais:dezembro 2022
Judiciário não pode interpretar regimento de casas legislativas
Não compete ao Judiciário interpretar os regimentos internos das casas legislativas. Foi com base nesse entendimento que o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, derrubou uma decisão que impedia o vereador José Folha (PSDB) de assumir a presidência da Câmara Municipal de Palmas (TO)…
As dez principais conquistas da OAB para a advocacia e a sociedade que impactaram em 2022
O ano que se inaugura neste domingo (1º) efetivará conquistas importantes obtidas por meio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ao longo de 2022. Fazem parte da lista a definição da regra para fixação de honorários advocatícios com base no CPC; a reforma do Estatuto da advocacia com ampliação de possibilidades de defesa oral, férias para a advocacia criminal com suspensão de prazos processuais, entre outros; garantia de igualdade entre advogados (as) e juízes em audiências e julgamentos; implantação de coworkings e espaços de trabalho colaborativos; interiorização da advocacia; e muito mais (confira abaixo)
“O Conselho Federal buscou efetivar conquistas para advocacia no âmbito dos Três Poderes, além de trabalhar pela estabilização do país e o fortalecimento da nossa democracia, transmitindo uma mensagem de respeito aos primados do Estado Democrático de direito. Muitos desses avanços já puderam ser sentidos no ano que se encerra, mas acreditamos que, em 2023, essas conquistas se consolidarão e sua efetivação impactará sobremaneira no dia a dia não apenas da advocacia, mas de toda sociedade brasileira”, afirma o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti.
As 10 conquistas mais importantes da OAB para a advocacia e a sociedade em 2022:
1) Honorários advocatícios de acordo com o CPC: Decisão da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabeleceu a definição de honorários advocatícios com base no novo Código de Processo Civil (CPC).
2) Reforma do Estatuto da Advocacia para ampliar as prerrogativas profissionais (Lei 14.365): Legislação atualiza Estatuto da Advocacia e outros dispositivos para reforçar prerrogativas, efetivas garantias e ampliar possibilidades de atuação de advogados e advogadas.
3) Garantia da igualdade entre advogados e juízes em audiências (Lei 14.508): Nova legislação define que advogados representando todas as partes deverão estar posicionados no mesmo plano e também em distância igual ao juiz do caso durante audiências de instrução e julgamento.
4) Defesa do sistema democrático e do respeito a vontade da maioria da sociedade: OAB atua em defesa do sistema eleitoral brasileiro e da urna eletrônica, pela soberania do voto popular nas eleições de 2022.
5) Defesa de acesso aos autos de processos no STF: CFOAB atua pelo acesso dos advogados de defesa aos autos dos inquéritos nº 4.781 e 4.879.
6) Proposta de Súmula Vinculante pela imunidade do parecerista advogado: OAB encaminha ao Supremo Tribunal Federal (STF) proposta de súmula vinculante sobre pareceres elaborados pela advocacia pública e privada.
7) Interiorização das ações da OAB: Conselho Federal coloca em curso Plano Nacional de Interiorização com intuito de reduzir a distância que separa os profissionais de direito que atuam em grandes centros de seus colegas do interior. Ações incluem ações para qualificação e integração da categoria em todo o país.
8) Campanha de Combate às Violências contra a Mulher: OAB Nacional lança iniciativa de combate a todas as formas de violência contra a mulher
9) Implementação de coworkings: Conselho Federal, seccionais e subseções atuam conjuntamente para inauguração de espaços coletivos de trabalho
10) Congresso da Jovem Advocacia: Evento reúne especialistas de todo o país para apresentar principais inovações para advogados e advogadas de todo o país
Opinião: Compliance municipal como planejamento da gestão pública
Atualmente, nosso país passa por uma crise política de identidade. Bons governos, que sejam responsáveis, responsivos e eficientes na alocação de recursos públicos é o que espera a maior parte dos eleitores ao fazer suas escolhas nos pleitos eleitorais. Mas, para tanto, governantes necessitam de …
PM diz que não havia explosivo em pacote deixado próximo ao STF
A Polícia Militar do Distrito Federal informou que o pacote encontrado nesta sexta-feira (30/12) próximo ao Supremo Tribunal Federal e ao Tribunal de Contas da União não continha material explosivo.
Pacote considerado suspeito foi deixado em lixeira próxima ao STF e ao TCU
PM-DF
Forças…
TJ-RJ suspende lei municipal sobre uso de cannabis
O chefe do Poder Executivo é o único legitimado a iniciar, na forma da Constituição do Estado do Rio de Janeiro, projetos de lei que disponham sobre organização e funcionamento da administração municipal, ordenando a prática de atos que resultem, inclusive, em realização de despesas sem a indicaç…
Bernardo Rohden: Arbitragem em 2022 e o que esperar para 2023
O ano de 2022 foi movimentado para o mundo da arbitragem. Foram diversas as decisões marcantes, os eventos profícuos e as discussões relevantes havidas em torno de temas caros à comunidade arbitral. Este texto cobre alguns desses desdobramentos ― sem pretensão alguma de exauri-los ― e projeta ten…
PM é acionada por suspeita de bomba próxima ao Supremo e ao TCU
A Polícia Militar do Distrito Federal foi acionada nesta sexta-feira (30/12) para averiguar uma suspeita de bomba próxima ao Supremo Tribunal Federal e ao Tribunal de Contas da União.
O pacote suspeito foi deixado em uma lixeira perto de uma das saídas do STF
PM-DF
É o 13º caso de susp…
TJ-RJ suspende lei municipal do Rio de Janeiro sobre licitações
Compete privativamente à União legislar sobre normas gerais de licitação e contratação, em todas as modalidades, para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, Estados, Distrito Federal e municípios.
TJ-RJ suspendeu lei municipal do Rio por violar competência p…
Escola terá de indenizar aluno por acidente em piscina de bolinhas
Uma escola particular de Belo Horizonte foi condenada a pagar R$ 15 mil de indenização por danos morais a um aluno que se acidentou no local. Os pais da criança também serão indenizados (R$ 5 mil para cada um). A decisão é do juiz Luiz Gonzaga Silveira Soares, da 10ª Vara Cível da Comarca de Belo…
César Dario: Indulto natalino deste ano e o Massacre do Carandiru
Chamou-me a atenção o presente dispositivo previsto no decreto de indulto deste ano:
“Art. 6º — Será concedido indulto natalino também aos agentes públicos que integram os órgãos de segurança pública de que trata o art. 144 da Constituição e que, no exercício da sua função ou em decorrência de…
Lewandowski manda arquivar notícia-crime contra Bolsonaro por 7/9
A mera participação do chefe do Poder Executivo federal e de outras autoridades públicas em evento comemorativo nacional não configura qualquer conduta criminosa.
Bolsonaro e primeira-dama, Michelle,
durante desfile do último 7 de setembroMarcelo Camargo/Agência Brasil
Com esse entendi…
João Otávio de Noronha: Pelé não morreu, apenas partiu
Os grandes homens não morrem, apenas partem para uma outra vida, mas seus feitos, ideias e ensinamentos se eternizam. Assim está a acontecer com o lendário Pelé, Edson Arantes do Nascimento, o mais ilustre cidadão da cidade mineira de Três Corações.
Pelé, filho de Dondinho, sempre será o ícon…
Compradores de imóvel devem ser citados em ação contra usucapião
O comprador de imóvel usucapido — ou seja, objeto de sentença procedente em ação de usucapião —, na condição de sucessor do usucapiente, deve integrar o polo passivo da ação rescisória ajuizada contra a sentença de usucapião. Esse foi o entendimento da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça ao …
OAB cumprimenta Jorge Messias pela indicação para a AGU
O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Beto Simonetti, cumprimentou o jurista Jorge Messias pela indicação ao cargo de Advogado-Geral da União. Messias deve ser empossado neste domingo (1º/01), ao lado de outros ministros e ministras, após a posse do presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.
“A advocacia nacional parabeniza Messias com votos de que tenha uma gestão profícua à frente da AGU, bem como cumprimenta o atual Advogado-Geral da União, Bruno Bianco, pelo desempenho destacado à frente da pasta”, afirma Simonetti.
Com larga experiência no serviço público e na advocacia de Estado, a OAB destaca que Messias possui todos os requisitos e predicados para desempenhar um papel valoroso à frente da AGU. Sua formação inclui graduação em Direito pela Faculdade de Direito do Recife, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); mestrado e doutorado em curso pela Universidade de Brasília (UNB).
Messias é Procurador da Fazenda Nacional, membro de carreira da AGU. Passou por cargos de destaque como a Subchefia para Assuntos Jurídicos da Presidência da República e a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). Também foi Consultor Jurídico do MEC, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Procurador do Banco Central do Brasil.





