O Conselho Federal da OAB nomeou, nesta terça-feira (30/4), os integrantes da comissão de Direito Societário, presidida pelo advogado Francisco Antunes Maciel Müssnich. Veja os nomes abaixo :
Nelson Laks Eizirik (RJ) – Vice-Presidente;
Marcelo Vieira Von Adamek (SP) – Secretário;
Ana Paula…
Arquivos Mensais:abril 2019
Em parecer, AGU defende fim do desconto sindical em folha
A medida provisória que acaba com a obrigatoriedade do desconto da contribuição sindical na folha de pagamento dos empregados é coerente aos princípios constitucionais da autonomia sindical e da voluntariedade de associação. Nesse contexto, a MP 873, de 1º de março de 2019, não apenas corrige inc…
Moraes declara inconstitucional lei que exige atestado a gestante
Exigir que uma gestante apresente atestado médico para tirar licença de trabalho insalubre fere a Constituição. Com este entendimento, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, concedeu liminar em pedido da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos e declarou inconst…
STF reconhece repercussão geral sobre validade de norma coletiva
Em votação no plenário virtual, os ministros do Supremo Tribunal Federal reconheceram, nesta terça-feira (30/4), a repercussão geral acerca da validade de norma coletiva de trabalho que limita ou restringe direito trabalhista não assegurado constitucionalmente.
STF reconhece repercussão gera…
OAB apoia portal do Observatório Nacional de desastres e casos de grande repercussão
Brasília – O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, participou, nesta terça-feira (30), do lançamento oficial do site do Observatório Nacional sobre Questões Ambientais, Econômicas e Sociais de Alta Complexidade e Grande Impacto e Repercussão, projeto realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
O objetivo da plataforma, que conta com o apoio da OAB, é garantir maior transparência para o acompanhamento de casos judiciais de grande repercussão social, permitindo a identificação das informações processuais em ações de alta complexidade. Além disso, a medida estimula a celeridade no sistema de Justiça do Brasil para a resolução desses casos.
Atualmente, o Observatório Nacional acompanha o desenrolar dos processos relacionados aos desastres em Mariana e Brumadinho e à chacina de Unaí, em Minas Gerais, além do incêndio na Boate Kiss, no Rio Grande do Sul. O portal reúne dados estatísticos sobre todos os processos em tramitação, sanções já impostas e o monitoramento das medidas extrajudiciais envolvendo os casos.
Felipe Santa Cruz afirmou que a OAB se sente honrada em participar da iniciativa, que visa ainda garantir que novas tragédias não ocorram no país. “A Ordem se une à essa iniciativa com muita satisfação. Essa plataforma simboliza a luz, a transparência atrás de cada um desses números desses processos. Possui um efeito maior ainda de fiscalização, de buscar impedir novas tragédias. É uma forma moderna para o acompanhamento das causas grandes e complexas”, afirmou Felipe Santa Cruz.
O Ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, agradeceu o apoio da OAB e das demais entidades que participaram da organização do Observatório. “Esse apoio do nosso Sistema de Justiça é fundamental. O observatório nos faz refletir sobre a resposta que queremos dar a essas tragédias. A nossa Justiça é um sistema, como está na Constituição Federal, e devemos atuar em conjunto nessas questões que impactam na sociedade brasileira”, avaliou Dias Toffoli.
A procuradora-geral da república, Raquel Dodge, também elogiou a união das diversas entidades e afirmou que a plataforma empodera os cidadãos. “Ela torna também a sociedade uma fiscalizadora de como anda o Sistema de Justiça no Brasil. O Judiciário faz um esforço imenso em publicar os andamentos das fases processuais e das ações em tramitação. O CNJ estabelece metas, indicadores e o CNMP também trabalha na mesma perspectiva, de priorizar os casos que mais afetam a sociedade brasileira, zelando por valores humanos”, disse Raquel Dodge.
Rosa reúne ministros do TSE para tratar de fake news e eleições 2020
Depois do impacto do fenômeno das fake news nas eleições de 2018, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Rosa Weber, promoveu uma reunião interna de alinhamento para tratar do tema e se antecipar para o pleito de 2020, que renova prefeitos e vereadores. Participaram do encontro, além de Ros…
STF suspende julgamento de súmula que obriga execução antecipada
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, pediu vistas e suspendeu, nesta terça-feira (30/4), julgamento sobre a legalidade de os tribunais federais transformarem uma autorização do STF em obrigação — especificamente, neste caso, no que diz respeito à execução antecipada da pen…
Fachin arquiva inquérito que investigava Maia e Calheiros
Por falta de provas, o ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta terça-feira (30/4) o arquivamento de um inquérito de 2017 que investigava o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o senador Renan Calheiros (MDB-AL) em decorrência de depoimentos de delações d…
Cade investiga Bradesco por dificultar serviços do GuiaBolso
O Cade instaurou processo administrativo contra o Bradesco para apurar prática anticompetitiva em relação ao GuiaBolso. De acordo com o parecer, o banco estaria prejudicando as atividades econômicas exercidas pela fintech ao instituir um segundo fator de autenticação para que seus clientes acesse…
TRF-4 nega reclamação contra juíza por fundo da “lava jato”
O corregedor da Justiça Federal da 4ª Região, Ricardo Teixeira do Valle Pereira, afastou reclamação contra a juíza Gabriela Hardt por homologar o acordo do Ministério Público Federal com a Petrobras para criar uma fundação da “lava jato” com dinheiro da estatal. O desembargador considerou que se …
Advogados pedem que Supremo retraia a pena e solte Lula
Dois advogados foram ao Supremo Tribunal Federal pedir a soltura do ex-presidente Lula. Em Habeas Corpus, eles pedem que, com a redução da pena por decisão do Superior Tribunal de Justiça, seja decretada a retração: o cumprimento mínimo para transferência ao semiaberto deve ser contado conforme a…
Witzel pode responder por mortes causadas por snipers , diz professor
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, pode ser responsabilizado criminalmente por mortes causadas por snipers. É o que afirma o criminalista Leonardo Yarochewsky, em parecer enviado à Comissão de defesa do Estado Democrático de Direito da OAB do Rio de Janeiro.
TV PUC-RioWitzel defe…
Quézia Gonzalez é nomeada desembargadora do TRT-SC
A procuradora do trabalho Quézia de Araújo Duarte Nieves Gonzalez vai assumir o cargo de desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC). Sua posse está prevista para 24 de maio.
Quézia ocupará cadeira deixada por Viviane Colucci, que se aposentou em agosto de 2018. A no…
Juiz suspende cobrança de anuidade da OAB-SP para escritório
Não há previsão legal para que a Ordem dos Advogados do Brasil exija o pagamento de anuidade para as sociedades de advogados. Assim entendeu o juiz Victorio Giuzio Neto, da 24ª Vara Cível Federal de São Paulo, ao suspender a cobrança de anuidade da OAB de São Paulo para um escritório de advocacia…
Parlamentares do MT apresentam pleitos e defendem manutenção do Exame de Ordem
Brasília – O presidente nacional
da OAB, Felipe Santa Cruz, recebeu na tarde desta terça-feira (30)
parlamentares da bancada do Mato Grosso na Câmara dos Deputados para tratar de
temas de interesse da sociedade e da advocacia. Ao lado do vice-presidente da
Ordem Luiz Viana e do presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, Santa Cruz recebeu
os deputados federais Valtenir Pereira (MDB), Emanuel Pinheiro Neto (PTB) e Nelson
Barbudo (PSL).
“Recebemos os deputados para
estabelecer um diálogo sobre as questões do estado e pautas da advocacia”,
resumiu Santa Cruz. “Essa é uma reunião que tradicionalmente fazemos na OAB-MT
no início de uma nova gestão para apresentar os pleitos de interesse da
advocacia e ao mesmo tempo colocar a OAB, que é a porta-voz da sociedade, a disposição
dos parlamentares, para que a Ordem possa auxiliá-los nos projetos de interesse
da cidadania”, completou Campos.
Um dos temas tratados no encontro
foi a defesa do Exame de Ordem, que tem sido alvo de tentativas de extingui-lo.
“Tivemos um retorno muito positivo. Os parlamentares não apenas reforçaram a
importância do Exame de Ordem como sugeriram instituir exames semelhantes para
outras profissões. O Exame de Ordem é um grande instrumento de defesa da
sociedade. É uma garantia de que a sociedade terá a sua disposição um
profissional minimamente qualificado para lidar com direitos e garantias
fundamentais do cidadão”, disse o presidente da OAB-MT.
Durante o encontro também foram
discutidas a obrigatoriedade da presença do advogado nos centros judiciários de
solução de conflitos e a tramitação do projeto de lei que criminaliza o
desrespeito às prerrogativas da advocacia. Este último, já aprovado na Comissão
de Constituição e Justiça da Câmara, aguardando apenas votação final no
Plenário da Casa. Ficou acertado ainda um novo encontro com parlamentares mato-grossenses,
além do envio para a bancada de uma lista de propostas de interesse da
advocacia que tramitam no Congresso Nacional para que deputados e senadores
possam conhecê-los em detalhes e acompanhá-los.





