Colega, Este primeiro de agosto marca o início de um mês repleto de celebrações para nós, advogados. Há 188 anos, no dia 11 de agosto, foram criados os primeiros cursos jurídicos do Brasil, em São Paulo e Olinda, simultaneamente. De lá para cá, muita coisa mudou, mas não o empenho de cada um de nós, profissionais, na defesa intransigente da Constituição, do Estado Democrático de Direito e das liberdades. Reafirmamos nosso compromisso com a consolidação das conquistadas alcançadas nos últimos anos e com a luta para garantir o respeito às prerrogativas profissionais e, a cada dia, melhores condições de trabalho para nossa categoria. Dentre as recentes conquistas que podemos celebrar está a inclusão da advocacia no Supersimples, medida que permite uma significante diminuição da carga tributária, tornando menos onerosa a gestão da maior parte dos escritórios do país. O trabalho da OAB ainda foi decisivo para a redação e aprovação do Novo Código de Processo Civil, com diversas conquistadas para a classe. Além disso, conseguimos que o STF editasse uma súmula vinculante garantindo a natureza alimentar dos honorários, que não mais poderão ser aviltados e pertencem ao advogado. Também conquistamos a contagem dos prazos processuais em dias úteis e as férias dos advogados entre 20 de dezembro e 20 de janeiro, para citar alguns exemplos. Noutra frente, para garantir o correto exercício de nossa profissão, realizamos mais de 16 mil atendimentos em nossa recém criada Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas. Ainda, seguindo a tradição da Ordem, encampamos bandeiras históricas e lutamos para que a reforma política possa fazer com que nosso sistema representativo seja cada vez mais democrático. Entendemos que a redução do poder econômico e das empresas nos pleitos, juntamente com nossa proposta de criminalização do Caixa 2, são os caminhos mais curtos para a redução do câncer que drena nossos recursos públicos: a corrupção. Ao desejar um mês de grandes realizações profissionais, aproveitamos para lembrar que as seccionais e suas subseções empenharam esforços para criar uma programação de eventos sociais e culturais, além de cursos e palestras com temas fundamentais para o aperfeiçoamento de cada um de nós. O advogado valorizado significa o cidadão respeitado. O mês do Advogado será um marco da reafirmação da união da advocacia brasileira, a voz constitucional do cidadão. Marcus Vinicius Furtado Coêlho Presidente nacional da OAB
Arquivos Mensais:julho 2015
Renato Duque aceita acordo de delação premiada na “lava jato”
Renato Duque foi preso, solto e preso de novo durante a operação “lava jato”.Reprodução
O ex-diretor de serviços da Petrobras, Renato Duque, aceitou o acordo de delação premiada para colaborar com a operação “lava jato”, que investiga corrupção na Petrobras. Ele desistiu de impetrar Habeas…
Reclamação contra procurador que investiga Lula é arquivada
O Conselho Nacional do Ministério Público arquivou nesta sexta-feira (31/7) reclamação disciplinar sobre a conduta do procurador da República Valtan Timbó Mendes Furtado, do Distrito Federal. Seus atos foram questionados depois que ele abriu procedimento investigativo criminal contra o ex-preside…
Cidadão pode questionar demarcação de terra de marinha, diz TRF-2
A 8ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região garantiu a um morador de Niterói (RJ) o direito de contestar administrativamente a demarcação de uma área declarada pela União como sendo de marinha — portanto, sujeita a cobrança de taxa de ocupação. O autor alega que soube da ti…
Postos de combustíveis de Goiânia terão de baixar os preços
Os postos de combustíveis de Goiânia terão de retomar os preços praticados antes do último reajuste, em 23 de julho. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (31/7) pelo Tribunal de Justiça de Goiás depois que o Procon do Estado entrou com uma ação civil pública contra 99 estabelecimentos.
Se a …
Jurista e movimentos entregam pedido de impeachment de Dilma
Petição aponta pedaladas fiscais como motivo para impeachment de Dilma.Reprodução
Ao usar recursos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal para pagar benefícios sociais como o Bolsa Família, o abono salarial e o seguro-desemprego em 2014, a presidente Dilma Rousseff violou o artigo…
OAB-DF entra com representação contra atrasos em vara
A Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal ingressou com uma representação contra a Vara do Trabalho do Gama por conta de atrasos em sessões e problemas de procedimento de magistrados. A OAB-DF solicita à Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF/TO) a adoção de med…
Camargo Corrêa firma acordo com o Cade e assume fraude em usina
A construtora Camargo Corrêa firmou nesta sexta-feira (31/7) acordo de leniência com a Superintendência-Geral do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) reconhecendo a prática de “condutas anticompetitivas” na licitação para a usina nuclear Angra 3, onde assumiu obras de montagem eletr…
TRT-4 publica sugestões de enunciados sobre perícias técnicas
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (Rio Grande do Sul) publicou diretrizes e enunciados relacionados às perícias feitas para investigar acidentes de trabalho. As sugestões não são vinculantes, mas servirão como um guia para magistrados e peritos.
A publicação abrange temas como a nom…
Segurança pública não é problema só da polícia, diz Beltrame
O secretário da Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, criticou a opção constitucional por ter tratado o combate à violência como atribuição das polícias. Em palestra na manhã desta sexta-feira (31/7) na Escola da Magistratura do Estado (Emerj), ele afirmou que a luta contra …
INSS é responsável por fraudes de terceiros em cadastro
O Instituto Nacional do Seguro Social é responsável pelas fraudes cometidas por terceiros contra seus beneficiários. A decisão é da 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que condenou a autarquia a indenizar por danos morais e materiais um segurado que teve o cadastro previdenciário …
Wladimir Souza: É possível combater a corrupção sem quebrar o país
O espelho é realmente terrível. Passadas as décadas, ao utilizá-lo nos perguntamos: este sujeito quase grisalho a me imitar, realmente sou eu? Assim como nos preocupa nossa prejudicada imagem refletida, que poderia nos remeter a futilidade da vaidade física, nosso amigo de todas as manhãs também …
CJF permite que juiz voe para o exterior na classe executiva
Os magistrados da Justiça Federal de primeiro e segundo graus podem viajar a trabalho ao exterior de classe executiva. O privilégio vale também para o servidor nos trechos em que o tempo de voo entre o último embarque no território nacional e o destino for superior a oito horas, de acordo com a R…
Petrobras pede que STF libere terceirização de especializados
O time favorável à terceirização na atividade-fim acaba de ganhar o reforço da Petrobras, que defendeu a prática em documento enviado na última quinta-feira (30/7) ao Supremo Tribunal Federal. A petrolífera avalia que esse tipo de mão de obra é necessário para explorar sua atividade econômica, at…
MP 685 prevê transparência de mão única, sem diálogo com o Fisco
A Medida Provisória 685/2015, publicada no dia 22 de julho, trouxe importantes novidades para o sistema tributário nacional. Dentre elas, destaca-se a criação de uma obrigação acessória impondo aos contribuintes o dever de informar à administração tributária federal todas as operações e/ou atos o…





